Retomada do Turismo no Paraná
A pandemia do COVID-19, desencadeou fortes perdas econômicas em todo o território brasileiro. O setor do turismo, infelizmente, foi um dos setores mais impactados economicamente, pela pandemia causada pela Covid-19, de forma global. No estado do Paraná, não foi diferente, eventos cancelados, feiras adiadas, atrativos turísticos fechados, hotéis, pousadas e restaurantes com limitação de atendimentos e adotando medidas restritivas. Evidenciando a atual situação da cadeia e as necessidades de suporte aos mesmos nesse momento a Paraná Turismo, iniciou o desenvolvimento do projeto de retomada do turismo para o período pós pandemia. Este projeto foi apresentado e incluído ao Plano de Retomada Econômica do estado do Paraná, e apresentado ao seu comitê, junto a Vice governadoria e Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes.
O projeto foi dividido em 3 etapas, a primeira com a definição dos manuais de conduta segura, os quais apoiarão de forma orientativa, os empresários para que se adequem ao processo de segurança sanitária. A segunda etapa refere-se ao APOIO AOS PRODUTOS E ROTEIROS PARANAENSES, essa ação vem com a intenção de apoiar o desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo no estado do Paraná, trabalhando com a divulgação e a comercialização de produtos e roteiros turísticos no âmbito regional, traçando um raio de 200km, a partir dos polos emissores de turistas no nosso estado. Os polos emissores levantados como prioritários no momento são:
- Curitiba
- Ponta Grossa
- Londrina
- Maringá
- Umuarama
- Campo Mourão
- Toledo
- Cascavel
- Foz do Iguaçu
- Pato Branco
- Guarapuava
- Francisco Beltrão
Para a formatação desse projeto, foram elencadas algumas etapas:
- Levantamento de produtos e roteiros prontos para a comercialização;
- Levantamento de produtos e roteiros em desenvolvimento;
- Meios de divulgação;
- Meios de comercialização.
A primeira etapa já foi realizada, o levantamento dos produtos e roteiros prontos para a comercialização e disponíveis nas 14 regiões turísticas do Paraná. Essa ação foi elaborada em parceria com as Instâncias de Governança Regionais (IGR`S), as quais atuam diretamente dentro do Programa de Regionalização do Turismo e com a Paraná Turismo. Foram elencados como prioridades as divulgações regionais, em tvs, rádios mídias sociais e blogs locais, para que possa ser difundido os produtos dentro do raio de 200km.
Para finalizar o projeto com o objetivo de atingir o público regional, e priorizar o programa de divulgação do Paraná para o paranaense, juntamente com a INVEST PARANÁ, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta que irá proporcionar o avanço expressivo do turismo paranaense.
Sabemos que a retomada, dar-se-á de forma gradual e em concordância com a segurança sanitária de cada região e município. O projeto tem a intenção de auxiliar o desenvolvimento dos empresários, municípios e regiões nesse período crítico que o setor do turismo vivencia.
Turismo do Paraná e a COVID-19
O Governo do Estado e o Governo Federal adotaram inúmeras medidas de prevenção e para reduzir os impactos econômicos por conta da pandemia do Coronavírus. Veja as de interesse do Setor do Turismo.