Financiamento, Promoção de Investimentos e Acesso ao Crédito
A PARANÁ TURISMO, órgão de execução da Política Estadual do Turismo, dentre as suas várias ações mantém relacionamento com as instituições financeiras públicas, agências de fomento, órgãos institucionais federais, estaduais e municipais e entidades com o objetivo de informar ao setor público e privado sobre Linhas de Crédito e Oportunidades de Negócios.
Por que Investir no Paraná?
- Procure boas razões no site da Invest Paraná, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo clicando aqui.
- Verifique em quantos nichos de mercado o turismo está presente, analisando as oportunidades de negócio em seu Município/Região, consultando os Estudos da Cadeia Produtiva do Turismo
Pequenas e médias empresas encontram dificuldades crescentes de se desenvolver ou até de sobreviver por falta de acesso a fontes adequadas de financiamento. Segue abaixo os links dos AGENTES FINANCEIROS PÚBLICOS que disponibilizam linhas de crédito para estimular investimentos no setor.
- Banco do Brasil
- Caixa Econômica Federal
- BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
- BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
- Fomento Paraná
Consulte o SEBRAE PR para informações sobre Análise de viabilidade financeira (Abertura de empresa e expansão, Próprio, Estruturação do Plano de Negócios e Consultoria de Oportunidade de negócios em Turismo) e Planejamento Estratégico (curto, médio e longo prazo).
Orçamento Geral da União, do Estado e do Município – é onde são definidas as prioridades e a aplicação dos recursos públicos. Deve ser planejado corretamente e de forma participava é necessário diagnosticar as demandas mais importantes para o desenvolvimento do Turismo e incluí-las na Lei Orçamentária. É no orçamento público que se juntam política pública, desenvolvimento regional, turismo e território.
Orçamento Federal
■ Recursos da Programática do MTur - Podem ser solicitados através de projetos que estejam em consonância com o Plano Nacional de Turismo. Os projetos devem obedecer as normas do Plataforma + Brasil (Portal de Convênios do Governo Federal - Plataforma Brasil)
- INVESTE TURISMO, saiba mais
- FUNGETUR, saiba mais
■ Recursos das Emendas Parlamentares do Orçamento Geral da União - No orçamento do Governo Federal os Deputados Federais e Senadores podem destinar recursos para o turismo através de Emendas de Bancada ou Individuais. Conforme a rubrica elas podem atender Estados, Municípios e Entidades sem Fins Lucrativos. Estas Emendas podem atender projetos de infraestrutura, sinalização turística, qualificação, promoção, eventos, centros de informações turística e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.
■ Recursos do BRDE - Possui linhas de financiamento para Municípios (indústria, comércio, serviços, infraestrutura e agricultura). Veja mais no site do BRDE
LEMBRETES PARA OS GESTORES PÚBLICOS
- Gestão Participativa: Interlocução com a área pública, a sociedade organizada e os setores produtivos privados.
- Mobilização e articulação: do poder público com a iniciativa privada para a consecução dos projetos destinados ao desenvolvimento do turismo municipal e regional.
- Profissionais competentes: técnicos de qualidade são fundamentais para o desenvolvimento e aprovação dos projetos.
- Acompanhamento: tanto do poder público, como dos representantes do legislativo, das entidades e da população.
- Saiba mais:
FALE CONOSCO:
PARANÁ TURISMO
Alameda Julia Costa 64
CEP: 80410-070 Curitiba / PR
Fone: (41) 3304-7058