Geopolítica do Paraná

Localizado na Região Sul do país, o Paraná ocupa uma área de 199.554 km², correspondente a 2,3% da superfície total do Brasil, e conta, atualmente, com 399 municípios instalados (2009).

São cinco as zonas naturais do estado, ou seja: o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Planaltos, todos reservando agradáveis surpresas nos diversos segmentos do turismo.

O Paraná é subdividido em duas principais bacias hidrográficas: a do Rio Paraná e o complexo de rios da bacia de drenagem do Atlântico.
No litoral, com 98 km de extensão, está localizada a baía de Paranaguá, com 300 km² de área, uma das mais importantes do Sul do Brasil, onde se destacam os portos de Paranaguá e Antonina.

A temperatura média do Estado é de 18,5ºC, sendo o clima dividido em dois regimes: o tropical, que domina o Norte, Oeste e Litoral com temperaturas médias de 22° C, e o subtropical ou temperado, nas regiões do Centro-Sul, com temperaturas médias entre 10° C e 22ºC.

 

Pinheiral

De acordo com o IPARDES, "o Paraná constitui a quinta maior economia estadual do País, respondendo por cerca de 5% da população nacional. Sua economia apresenta marcante perfil agroindustrial, o qual despontam a produção de grãos de soja, milho e trigo e etapas posteriores de agregação de valor nas áreas de óleos vegetais, laticínios e de produção de carne de aves. Conta também com importante atividade industrial, que se diversifica desde a produção de bens de consumo não duráveis, de insumos (madeira, papel e celulose e petroquímicos), bens duráveis como automóveis até bens de capital como tratores, caminhões e máquinas e equipamentos. Além de atender aos mercados regional e nacional, parte relevante da produção estadual segue para o mercado internacional, destacando-se produtos do complexo como soja, carnes, automóveis, entre outros. Com essas características, o Paraná tem se posicionado regularmente entre os dez principais estados exportadores do País."

Bonde aéreo nos Campos Gerais

Atualmente, a malha rodoviária do Estado do Paraná possui 12.138 km de rodovias e 2.400 km de ferrovias. No setor energético, a potência instalada é de aproximadamente 18.231.871,46 kW, gerados em 118 empreendimentos, o que equivale a 10,2% do que é produzido no Brasil.

Com uma população acima de 11 milhões de habitantes (IPARDES/2018), o estado é formado, predominantemente, por descendentes de diversas etnias como: poloneses, italianos, alemães, ucranianos, holandeses, espanhóis e japoneses que aqui se fixaram, juntando-se ao índio, ao português e ao negro, os três elementos básicos que formaram o povo e a cultura paranaenses, fazendo com que o Paraná seja conhecido como a "Terra de Todas as Gentes".

Apresentando o maior avanço no IDHM - Índice de Desenvolvimento Humano, está entre os 5 primeiros estados colocados no ranking nacional. O Paraná tem como principais cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava e Paranaguá.