Atrativos paranaenses são promovidos a operadores de Portugal 15/07/2021 - 13:42
A Paraná Turismo promoveu nesta segunda-feira (12) o webinar “Paraná, seu próximo destino” em parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), evento que foi destinado às agências e operadores de viagens de Portugal. O principal objetivo do webinar foi o de mostrar os principais atrativos das 15 regiões turísticas do estado aos portugueses para que eles tenham a opção de incluí-los nos roteiros oferecidos no país europeu.
Como um dos representantes da Paraná Turismo no evento, o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, destacou vários encantos paranaenses durante a fala de abertura, como as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, além de atrativos naturais, como a Grande Reserva da Mata Atlântica. “Nós precisamos mostrar o Paraná para os europeus e vemos Portugal como uma das nossas portas de entrada a esse continente”, ressaltou. O presidente ainda destacou que antes da pandemia o Paraná era o estado brasileiro no qual o turismo mais crescia, com um crescimento de 5,7%.
A apresentação ficou a cargo do assessor técnico, André Poletti, que expôs dados sobre o turismo e as 15 regiões turísticas do estado, além das diversas possibilidades desenvolvimento de roteiros em território paranaense. “Portugal é um dos principais emissores de turistas da Europa para o Brasil, com isso estamos tentando ampliar o volume de turistas que vêm ao país para que também se dirijam ao Paraná”, comentou Poletti.
Ainda de acordo com ele, a ação de promoção do webinar foi bastante divulgada pelas próprias agências e operadoras portuguesas, também foram divulgadas empresas brasileiras que operam os destinos brasileiros para que haja um intercâmbio de informações entre o trade de ambos os países. “Como uma primeira experiência a avaliação é positiva e agora temos em vista mais webinares mostrando o Paraná para outros estados e outras regiões do mundo”, disse.
O webinar faz parte de uma estratégia da Paraná Turismo que pretende internacionalizar a divulgação do turismo do estado. Nesse contexto, também está sendo preparado um famtour (tour de familiarização) para o ano de 2022 com operadores de Estados Unidos e Europa que já atuam com roteiros para a América do Sul. Eles serão convidados a virem ao Paraná para conhecer os atrativos do estado e, assim, poderem promovê-los nos seus respectivos países. Na oportunidade, pretende-se apresentar aos operadores destinos como Curitiba, Trem Curitiba-Morretes, Ilha do Mel, Parque Estadual de Vila Velha e Foz do Iguaçu.
Também participaram do webinar a diretora-técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta; o diretor de marketing e inovação, Irapuan Cortes Santos; a assessora-técnica, Priscila Braga Cazarin e representantes da APAVT, Tiago Ferreira Raiano, Paulo Brehm e Joaquim Pereira Monteiro.
Texto: Tiago Piontekievicz