Confira o que foi abordado na 85ª CEPATUR 06/05/2021 - 13:29
Ações governamentais para retomada do turismo foram apresentadas na 85ª Reunião Ordinária do Cepatur
Reunião ainda contou com a apresentação de Megatendências do Turismo e de case do Litoral do Paraná
A 85ª Reunião Ordinária do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) aconteceu na tarde da última terça-feira (4) e teve como uma das pautas principais as medidas governamentais para a retomada do turismo, entre elas o Paraná Pay, o convênio firmado entre Paraná Turismo e Ministério do Turismo e as ações de fomento do Governo do Estado para o retorno das atividades turísticas.
O vice-governador do Estado, Darci Piana, foi um dos responsáveis pela abertura do evento, que ocorreu no formato online. Ele falou sobre as ações que estão sendo tomadas pelo Governo em favor do setor turístico e destacou principalmente a abertura da terceira pista do aeroporto e da concessão do aeroporto de Foz do Iguaçu e dos aeroportos de Londrina, São José dos Pinhais e Curitiba (Bacacheri). “O trabalho que foi feito com esses aeroportos é o prenúncio de grandes investimentos no setor aéreo e no transporte de pessoas, o que vai permitir que nosso estado tenha um avanço muito grande no turismo, principalmente o internacional, com a abertura da possibilidade de grandes aviões descerem em Foz do Iguaçu”, destacou.
Na sequência, a diretora-técnica da Paraná Turismo, Isabella Tioqueta, apresentou o novo aplicativo do Nota Paraná, já com a opção da transferência de créditos para o subprograma Paraná Pay, que é um dos principais movimentos do Governo do Estado visando a retomada do turismo no Paraná.Além disso, Isabella também ressaltou a importância de os empreendimentos turísticos estarem no Cadastur para terem a possibilidade de receber os créditos dos vouchers que serão sorteados aos usuários do aplicativo.
Outra importante medida governamental para o retorno das atividades turísticas no Estado foi destacada pelo diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos. Ele explanou sobre a aprovação em segundo turno do Projeto de Lei nº 150/2021 pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que institui o auxílio emergencial para microempresas e microempreendedores individuais cadastrados em atividades econômicas ligadas ao turismo, como restaurantes, atividades de lazer e recreação, transporte rodoviário de passageiros e eventos. “Provavelmente teremos um anúncio oficial [da aprovação] pela Casa Civil a partir da semana que vem, isso para nós foi uma grande felicidade, porque conseguimos em um tempo recorde fazer com que esse projeto fosse inserido junto a outras reivindicações”, enalteceu.
AÇÕES JUNTO AO MINISTÉRIO DO TURISMO - O convênio com o Ministério do Turismo (MTur) representa a terceira fase do Projeto de Retomada do Turismo e consiste em uma campanha publicitária de promoção do turismo do estado do Paraná, que terá o slogan “Paraná para o Paranaense”. Serão confeccionados materiais gráficos das 15 regiões turísticas do Estado e 30 mil mapas do Litoral paranaense, além de 3 mil cadernetas promocionais da Paraná Turismo, que serão utilizadas como brindes em eventos dos quais a autarquia participe.
A campanha midiática “Paraná para o Paranaense” será veiculada de maneira regional em canais de televisão e emissoras de rádio do estado, conforme detalhou a assessora técnica da Paraná Turismo, Priscila Braga. “Serão oito clipes que serão veiculados nos principais canais de televisão do estado em oito macrorregiões do Paraná, definidas junto à Secretaria de Comunicação. Esses clipes vão trazer como destaque as 15 regiões turísticas do Paraná”. As demais atividades a serem realizadas para o cumprimento do Convênio são folders específicos de cada região, além de spots de rádio chamando para que o turista conheça o estado.
Priscila destacou também a atualização de macro ações estruturantes que compõem o Masterplan Paraná Turístico 2026, plano estabelecido em 2016 que prevê uma série de ações para transformar o Paraná em um destino turístico inteligente. Periodicamente é feito o monitoramento das ações desse plano para que se saiba o andamento das metas propostas no documento.
MEGATENDÊNCIAS E O TURISMO NO PARANÁ - A reunião teve também a apresentação da Professora do departamento de turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Juliana Medaglia. Ela apresentou as Megatendências do Turismo, pesquisa que foi realizada a partir de uma parceria entre o Observatório de Turismo do Paraná e a plataforma Amplia Mundo. “Nós tínhamos uma inquietação relacionada ao futuro da sociedade e do turismo, como vamos pensar os novos profissionais do turismo, se a gente não pensar no contexto da sociedade”, foi a partir dessa ideia que a pesquisa começou a ser desenvolvida.
As 14 Megatendências identificadas são movimentos disruptivos da sociedade que indicam negócios e comportamentos para transformações estruturantes e inovadoras, em uma perspectiva de avanços e indagações. Elas têm um horizonte temporal de 10 a 15 anos e tratam de temas amplos com grande poder de afetar as questões relacionadas ao status quo da sociedade. Um dos escopos principais do estudo dessas Megatendências é a verificação da convergência delas com o turismo, o que foi imediatamente identificado em uma tangibilidade delas com iniciativas que podem ser desenvolvidas no estado do Paraná, de acordo com os estudos feitos.
As 14 Megatendências são: Desenvolvimento Tecnológico, Sustentabilidade, Sociedade do Conhecimento, Comercialização, Saúde e Bem-Estar, Individualização, Imaterialização, Globalização, Crescimento Econômico, Aceleração e Complexibilidade, Sociedade e Networking, Desenvolvimento Demográfico, Polarização e Democratização.
BLITZ CADASTUR - A parte final da reunião contou com a apresentação do case denominado “Blitz Cadastur”, organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral). A diretora-executiva da Adetur Litoral, Patrícia Assis, apresentou os números da campanha desenvolvida para mobilizar os empreendimentos turísticos dos sete municípios da região a realizarem o cadastro no Cadastur. Em toda a região, durante a campanha, houve uma evolução de 103% no número de novos cadastros, uma das regiões turísticas que teve um dos maiores aumentos em todo o Brasil. Uma das principais razões identificadas para que houvesse esse aumento foram a busca dos empresários em regularizar seus negócios para ter acesso a crédito.
Texto: Tiago Piontekievicz