Deise Bezerra recebe prêmio Personalidade do Ano do turismo 27/11/2020 - 10:19
Os destaques do turismo paranaense do ano de 2019 receberam nesta quinta-feira (26) o Prêmio Top Tur/Prêmio Panorama do Turismo/Profissionais do Ano. A cerimônia, que acontece em um hotel de Curitiba, premia empreendimentos e personalidades de várias categorias do trade turístico do Estado que prestaram relevantes serviços ao turismo no ano anterior a partir de votações via internet.
Na categoria Personalidade do Ano, a homenageada será a professora e turismóloga Deise Maria Bezerra, que por mais de trinta anos prestou serviços à autarquia estadual Paraná Turismo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
Deise começou a trabalhar na Paraná Turismo no ano de 1987, como técnica em turismo, e participou de atividades como o Planejamento Organizacional Estadual e a Gestão da Regionalização do Turismo, da Governança Estadual (Conselho Estadual de Turismo) e do Plano Estadual de Turismo - Paraná Turístico 2026. Além disso, foi professora da área de Planejamento Turístico dos cursos de graduação e especialização em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Ela respondeu a algumas perguntas sobre o sentimento de receber a honraria, deu conselhos aos profissionais que estão iniciando no turismo e também falou sobre como vê a retomada do turismo no pós-pandemia.
Qual o sentimento de receber esse prêmio como um dos destaques do turismo depois de tanto ter contribuído para o setor?
“Sinto-me feliz e realizada, mas também honrada e grata.
Feliz e realizada, por sentir que minha dedicação e crença no Turismo desde 1975 quando comecei a estudá-lo – como um fenômeno? Ou será ciência? Ou será uma atividade? Não importa a definição, mas sim o propósito da ação, principalmente porque não estava sozinha, e sim com pessoas que me mostraram caminhos e me fizeram caminhar. O próprio Júlio Rodrigues do Panorama, que conheço desde a década de 80, é um exemplo de dedicação e crença.
Gratidão por ter tido a oportunidade de trabalhar, mesmo por pouco tempo, no agenciamento e entender o que é promover e vender produtos e destinos. Mas, principalmente por ter sido servidora pública duplamente - na Paranatur, ou Paraná Turismo - por 35 anos e também na Universidade Federal do Paraná, o que me proporcionou buscar conhecimento do setor e a oportunidade de disseminá-lo durante 23 anos, como professora do Curso de Turismo, profissão que abracei por incentivo de meu amigo Miguel Bahl, que prematuramente nos deixou em 2019.
Não poderia deixar de agradecer aos secretários e presidentes com quem trabalhei, que me oportunizaram adquirir mais conhecimentos, mas também habilidades e atitudes que me fizeram crescer profissionalmente. E como este prêmio que recebo é pelo meu reconhecimento no ano de 2019 atuando na Paraná Turismo não poderia deixar de agradecer ao secretário Márcio Nunes e ao presidente Jacob Mehl, que me convidaram para fazer parte de suas equipes de trabalho.
Agradeço também a Deus, aos meus familiares e amigos, e, em especial à Comissão formada por profissionais que estão à frente do turismo estadual, que me escolheram para receber este prêmio TOP TUR num momento muito especial, em que estou encerrando meu ciclo profissional na Paraná Turismo e na UFPR, fazendo com que me sinta reconhecida e honrada.
Referencio o título do livro de Josep Chias, ‘Turismo - o Negócio da Felicidade’, que de forma inteligente destaca os dois maiores atributos do turismo, o bem-estar e a economia, em cima dos quais construí meu trabalho”.
Ser destaque em qualquer área não é fácil, a que se deve esse reconhecimento à sua pessoa, em sua opinião?
“Ao trabalho e dedicação que nortearam minha jornada profissional. Mas sem dúvida por acreditar que o Paraná é sim um Estado Turístico com muita cultura, natureza e seres humanos pulsantes. E com isso, não poderia deixar de lembrar o professor Jacó Gimmenes que por volta de 1998 quando nos conhecemos, me deu o título e o “troféu” de Menestrel das Araucárias, numa alusão aos poetas da Idade Média que referenciavam os lugares e suas histórias – reais ou imaginárias. E dentro deste espírito é que percorri o Paraná – de carro ônibus ou avião, visitando e trabalhando na maioria de seus municípios e em todas suas regiões, descobrindo em cada um as muitas possibilidades de turistificação. E muito me orgulho disso”.
Para os profissionais que estão iniciando a trajetória no turismo, qual conselho daria?
“Que conheçam a fundo o seu universo de atuação no Turismo; que não fiquem apenas em suposições, conceitos pré-definidos e estudos existentes, que busquem conhecimento e ousem fazer com otimismo e responsabilidade; que acreditem nas pessoas, nos lugares e no potencial de cada um; que trabalhem não apenas pensando no dinheiro, mas principalmente na realização pessoal; e acima de tudo que tenham propósito, inspiração e atitude, e, busquem parceiros que também tenham”.
O momento atual requer muito cuidado por parte do setor do turismo pensando em uma retomada, como vislumbra essa retomada?
“Vislumbro esta retomada do turismo com muita força, pois as pessoas querem viajar e desfrutar de lugares ímpares, e ao mesmo tempo próximos, o que fortalecerá o turismo interno em 2021 e 2022. Também vejo que os profissionais da área do turismo serão desafiados a oferecer experiências renovadoras e criativas, tanto as pessoas físicas como as jurídicas, pois sem dúvida o sentimento de liberdade e amor à vida vai aflorar com muita força, possibilitando a descoberta de novos destinos e produtos. E teremos que estar preparados e qualificados para saber aproveitar o momento com muita responsabilidade e profissionalismo”.
Texto: Tiago Piontekievicz